Sociologia - Primeiro ano
- CEASP
- 27 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
COLÉGIO ESTADUAL: Antônio dos Santos Paim
Data: 27.07.2020 Série: 1
Profª: Vannadja
SOCIOLOGIA
1. Vocês devem copiar o texto no caderno após a leitura ou imprimir e colar...
RELIGIÃO E SOCIEDADE
Questões humanas que antecederam as reflexões dos próprios filósofos gregos: De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? Para que viemos? As primeiras respostas para estas questões mobilizaram reflexões sobrenaturais e o desenvolvimento da concepção do sagrado, que posteriormente desenvolveram também instituições dedicadas às crenças e condutas religiosas.
As religiões constituíram sofisticados sistemas de crenças, relações sociais, padrões de comportamento e rituais ao longo da história e conforme os mais variados contextos culturais “A religião é uma obra humana através da qual é construído um cosmo sagrado”(Peter Berger)
Por que estudar a religião e suas várias manifestações? Entender a diversidade: Combater a visão de “superioridade” sobre povos com culturas diferentes da nossa e o julgamento segundo o qual são inferiores os comportamentos culturais que nos parecem “estranhos” ou exóticos. Conhecer outras dimensões para se compreender e explicar a vida e o universo e diferentes aspectos dos processos de relações sociais e culturais. Compreensão do pensamento religioso como instrumento de dominação, de intolerância e também verificar os parâmetros do fanatismo religioso, Constituição Federal: A liberdade de credo e de culto segundo o art.5º, cap.I, inciso VI
Já na Era Industrial, sociólogos passaram a desenvolver estudos sobre a religião e concluíram que com o desenvolvimento das sociedades industriais, a religião tenderia a perder espaço para outras atividades sociais. Ou seja, a modernização e a industrialização levaria ao que a Sociologia denomina de processo de secularização. SERÁ???
Émile Durkheim è A religião teria a função de fortalecer os laços de coesão social e contribuir para a solidariedade dos membros do grupo. Karl Marx è A religião como “Ópio do povo”, segundo a lógica de que o povo projeta em seus deuses e no mundo sobrenatural a vida que deseja ter aqui na Terra. Esta forma de pensar leva à resignação, a aceitação das condições de nossa vida como um destino que não pode ser modificado.
Max Weber è Comparou religiões orientais e ocidentais, com o objetivo de compreender as razões do desenvolvimento do capitalismo na Europa. Concluiu que o mundo oriental não oferecia condições para este tipo de organização econômica devido aos seus sistemas religiosos, os quais pregavam valores de harmonia com o mundo, de passividade em relação às condições de existência, ao contrário das religiões cristãs que incentivavam o trabalho e a prosperidade. Segundo ele, os protestantes possuíam um forte espírito empreendedor baseado na crença de que com o trabalho estariam servindo a Deus. O enriquecimento e o sucesso material eram sinais de favorecimento divino.
2. Observe a letra da canção abaixo e pesquise o significado das palavras destacadas. Você também pode ouvir a música pela internet. Não é necessário copiar no caderno, apenas anotar os significados.
Sincretismo Religioso
Martinho da Vila
Saravá, rapaziada! - Saravá !
Axé pra mulherada brasileira! - Axé!
Êta, povo brasileiro! Miscigenado,
Ecumênico e religiosamente sincretizado
Ave, ó, ecumenismo! Ave!
Então vamos fazer uma saudação ecumênica
Vamos? Vamos!
Aleluia - aleluia!
Shalom - shalom!
Al Salam Alaikum! - Alaikum Al Salam!
Mucuiu nu Zambi - Mucuiu!
Ê, ô, todos os povos são filhos do senhor!
Deus está em todo lugar. Nas mãos que criam, nas bocas que cantam, nos corpos que dançam, nas relações amorosas, no lazer sadio, no trabalho honesto.
Onde está Deus? - Em todo lugar!
Olorum, Jeová, Oxalá, Alah, N`Zambi. . . Jesus!
E o Espírito Santo? É Deus!
Salve sincretismo religioso! - Salve!
Quem é Omulu, gente? - São Lázaro!
Iansã? - Santa Bárbara!
Ogum? - São Jorge!
Xangô? - São Jerônimo!
Oxossi? - São Sebastião!
Aioká, Inaê, Kianda - Iemanjá!
Viva a no Nossa Senhora Aparecida! - Padroeira do Brasil!
Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá
São Cosme, Damião, Doum, Crispim, Crispiniano, Radiema. . .
É tudo Erê - Ibeijada
Salve as crianças! - Salve!
Axé pra todo mundo, axé
Muito axé, muito axé
Muito axé, pra todo mundo axé
Muito axé, muito axé
Muito axé, pra todo mundo axé
Energia, Saravá, Aleluia, Shalom,
Amandla, caninambo! - Banzai!
Na fé de Zambi - Na paz do senhor, Amém!
Composição: Martinho da Vila.
Ecumênico ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sincretismo Religioso
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comments