A QUÍMICA NO NOSSO CORPO
- CEASP
- 5 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Você sabia que a química tá presente em tudo, inclusive no nosso organismo? Participando de todos os processos e reações químicas necessárias ao bom funcionamento do organismo.
A ligação entre átomos, como também a quebra dessa ligação, constitui a chamada reação química. Mas não é só em laboratório que podemos vivenciar essas reações, elas acontecem o tempo inteiro e em toda a parte, inclusive em nosso próprio corpo. Quer dizer que neste exato momento estão ocorrendo inúmeras reações químicas dentro de mim? É exatamente isso, as funções que nosso corpo exerce para manter nossa estrutura corporal dependem da química. Quando uma ligação entre átomos é quebrada ocorre a liberação da chamada Energia Química, essa energia também pode ser absorvida durante a reação. Chegamos então ao ponto principal: a produção ou consumo de energia são decorrentes das reações químicas que acontecem no organismo. O crescimento de unhas e cabelos, desenvolvimento ósseo, cicatrização de ferimentos, reconstrução celular, enfim, tudo que diz respeito à construção em nosso corpo depende das reações químicas que absorvem energia. Já na hora de suprir nosso corpo com alimentos, contamos com reações onde ocorre a liberação de energia, essa reação permite manter nosso corpo aquecido. Como se vê, dependemos da química até para sobrevivermos, ela mantém nosso corpo em funcionamento, faz parte de nosso metabolismo.
Assim como na manutenção da vida, a química também tá presente explicando sensações, sentimentos, etc.
Como a química é uma matéria apaixonante, nada melhor do que tentarmos entender esse sentimento maravilhoso.
Então vamos lá. Que tal entender um pouco da química do amor.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/a-quimica-amor.htm
Você já se apaixonou? Sabe qual são os sintomas da paixão? Sabe o que causa esses sintomas?
Você já ouviu esta frase: Rolou uma química entre nós! Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor?
O sentimento não afeta só o nosso ego de forma figurada, mas está presente de forma mais concreta, produz reações visíveis em nosso corpo inteiro. Se não fosse assim, como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido, o ficar rubro quando se está perto do ser amado?
Como a Química explica o Amor?
Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade, o AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias, estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando?
Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/quimica/a-quimica-amor.htm

Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2016/06/11/a-quimica-do-afeto-e-outras-paixoes/
Responda aos questionamentos logo a baixo:
1- A adrenalina é uma das substâncias produzidas quando nos apaixonamos, pesquise e traga informações sobre essa substância, qual a forma química dela, que sintoma ela gera no nosso organismo.
2- Crie uma tabela contendo: as substâncias produzidas quando nos apaixonando, a função de cada uma delas, sua formula química, etc.
O corpo humano é composto por muitas substâncias, assim como por vários elementos químicos, entre esses elementos estão:

Fonte: Figura retirada do site https://quimicanastaipas.wordpress.com/a-quimica-e-o-corpo-humano/
3- O dióxido de carbono é uma substância composta por dois elementos químicos muito importantes existentes em nosso organismo (carbono e oxigênio). Qual a fórmula química dessa substância? Quais os benefícios e malefícios causados por essa substância? Pesquise e traga alguma curiosidade relacionada com o dióxido de carbono.
CURIOSIDADES QUÍMICAS.
Você sabia que ao contrario do que se pensa o frio pode ajudar a emagrecer?
Isso mesmo, o nosso corpo, assim como o de outros mamíferos, é um organismo homeotermo, ou seja, possui uma temperatura interna praticamente constante, que se situa entre 36ºC e 37,5ºC, adaptando-se com facilidade ao meio ambiente externo desde que não haja condições extremas.
A manutenção da temperatura do nosso corpo ocorre em resultado do balanço direto entre produção de calor pelo metabolismo em relação à temperatura e umidade do ambiente.
Assim, quando estamos no tempo do frio, o nosso organismo busca manter a sua temperatura e, para tal, o metabolismo fica mais acelerado, queimando mais calorias para produzir mais calor.
4- Levando em consideração a curiosidade logo a cima, tente explicar por qual motivo muitas pessoas acabam por engordar no inverno, já que quimicamente esse período deveria ajudar as pessoas a emagrecer.
Você sabe por qual motivo a água oxigenada faz espuma quando entra em contato com um corte?
Água oxigenada é um produto usado muitas vezes como bactericida e, por isso, a maioria das pessoas conhece o fenômeno que ocorre quando ela entra em contato com o ferimento: há uma intensa efervescência. Várias pessoas dizem que essa espuma formada indica a presença de infecção. Mas será que é isso mesmo?
Bom, na realidade essa efervescência observada se trata da decomposição da água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2(aq)). Essa reação é mostrada abaixo:
H2O2(aq) → H2O(l) + O2(g)
Essa decomposição da água oxigenada ocorre no meio ambiente, porém de forma lenta. Visto que ela ocorre naturalmente, é por isso que geralmente a água oxigenada é guardada em frascos escuros, longe da claridade, isto é, para não se decompor.
Mas essa reação pode ser acelerada se usarmos alguns catalisadores. Catalisador é uma substância que diminui a energia de ativação de uma reação química, fazendo, assim, com que ela se processe de forma mais rápida. O catalisador só aumenta a velocidade da reação, mas não participa dela como um produto, sendo totalmente regenerado no final.
Um catalisador que pode ser usado nesse caso é o dióxido de manganês (MnO2). Observe abaixo como a velocidade da decomposição da água oxigenada acelera:
Outro catalisador que aumenta muito a velocidade dessa reação é uma enzima denominada catalase. Ela está presente em nosso sangue, assim, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, aumentando sua velocidade. Isso é visível pela efervescência que se produz, pois o volume de bolhas de oxigênio formadas será muito maior.
Fonte: https://www.preparaenem.com/quimica/por-que-agua-oxigenada-faz-espuma-quando-colocada-machucado.htm

5- Após a explicação dada a cima sobre a reação que ocorrida com o peróxido de hidrogênio ao entrar em contato com um corte, você já é capaz de responder a pergunta feita no inicio dessa explanação. Portanto a espuma formada no contato do peróxido de carbono com o corte indica realmente a presença de uma infecção? Explique com suas palavras o que realmente está ocorrendo.
Vamos lá. Agora é sua vez de pesquisar e trazer algumas curiosidades de química com suas explicações. Boa pesquisa.
Comments