Língua Portuguesa - Primeiro ano - Literatura
- CEASP
- 24 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 7 de jul. de 2020
Colégio Estadual Antonio dos Santos Paim
Disciplina: Língua portuguesa e Literatura Brasileira
Profa.: Eliene Silva - Data: 24/06/2020
A arte da literatura
Oi, pessoal!! Vamos dar continuidade ao conteúdo de literatura.
Os agentes da produção artística
Tomem 1 minuto (contadinho) do tempo de vocês para observar a imagem abaixo. Procurem entendê-la racionalmente ou prestar atenção às emoções que ela te causa.
59, 58, 57,56,55.............................................................................................................................1 ...

Observaram? Agora anotem no caderno o que entenderam, o que viram, o que sentiram. Depois de anotar, voltem aqui e continuem a leitura.
Agora vamos aos dados sobre a imagem!
Trata-se de um famoso quadro de um consagrado pintor espanhol chamado Pablo Picasso. A obra se chama Guernica e retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
"A cidade de Guernica está localizada no norte da Espanha, no país Basco. Ela foi bombardeada dia 26 de abril de 1937, mediante um ataque aéreo feito pela Alemanha nazista.
Com cerca de 6 mil habitantes, estima-se que 1 660 pessoas morreram e 890 ficaram feridas.
Aliado às ideias nazi-fascistas o General espanhol Franco permitiu que os nazistas testassem armas na região. Isso porque a cidade abrigou algumas tropas inimigas do ditador espanhol." (Aidar, Laura - site Toda Matéria)
Leiam a análise completa desse quadro clicando aqui.
Agora observem outra vez o quadro:

Conhecer as informações a respeito do quadro, como, por exemplo, o que ele retrata, mudou alguma das impressões iniciais que vocês tiveram? Em caso positivo, o que mudou? Anotem no caderno a resposta.
A resposta provavelmente será positiva, alguma coisa da interpretação inicial de vocês, certamente mudou. Lembro de minha impressão ao ver esse quadro pela primeira vez... Achei-o confuso, sem sentido... me senti indiferente... Depois, fui apresentada ao seu contexto de produção e significado e aí, ao olhá-lo pela segunda vez, foi como se eu o visse de verdade pela primeira vez e a impressão, nesse momento, foi brutal: me senti triste e angustiada.
E isso ocorre porque conhecer o contexto de produção de uma obra de arte pode nos dar muitas pistas sobre seus significados e intenções de quem a produziu.
Toda obra de arte é também uma maneira de ver o mundo, a maneira do artista que a criou, o qual é carregado de ideologias, crenças, histórias, culturas, enfim...valores que acabam sendo representados na arte que produz.
Conforme o livro didático de vocês,
"Toda obra se manifesta em uma determinada linguagem, que se desenvolve em uma estrutura. Além disso, circula em determinado meio, em determinado suporte utilizado para representá-la. [...] Muito do significado das intenções de quem produziu uma obra de arte pode ser revelado pelo reconhecimento dos vários agentes que contribuem para a sua criação: o artista, o contexto em que viveu, o público, a linguagem, a estrutura e seu contexto de circulação."
A arte da literatura
Voltemos a uma pergunta feita em outro momento, em aula presencial, em todas as sociedades, culturas, tempos e lugares sempre se produziu literatura (oral e escrita). Por quê? Com qual intuito? Para que serve a literatura?
Bom, se precisamos dar uma resposta prática a essa questão, digamos que a literatura "serve" para:
Nos fazer sonhar e aguçar nossa imaginação;
Provocar reflexão sobre o mundo, como nos relacionamos com ele e sobre nós mesmos;
Conhecer novos mundos
Nos divertir;
Construir a nossa identidade;
"Ensinar a viver"
Denunciar a realidade
Mas para que tudo isso ocorra, é necessário que se estabeleça um pacto entre o leitor e o texto. Os mundos que a literatura criam só ganham vida quando nós nos damos a chance de de conhecê-los, de habitá-los. Precisamos abrir o livro, seja em formato físico ou digital, e aceitar o convite que o autor nos faz, sem reservas, sem medos, sem preconceitos... mas com boa vontade.
Quando vocês se derem essa chance e permitirem que o chamado "pacto entre leitor e texto" se estabeleça, perceberão que embora ficção, alguns textos são tão reais que parecem verdadeiros. Com alguns, inclusive, vocês terão a sensação que foram escritos e pensados para você, sobre sua vida, tal será a identificação que você terá com os personagens e seus conflitos.
Mas para isso, vocês precisam dar o primeiro passo: PERMITAM-SE!
Terminem a leitura do conteúdo no livro didático de vocês, páginas 14 a 16.
Enquanto isso, vamos às atividades!
Qualquer dúvida, me chamem no whatsapp ou perguntem aqui embaixo, nos comentários.
ATIVIDADES (Responder no caderno)
1. Observe, no quadro de Leonardo da Vinci, como a Mona Lisa parece estar olhando para nós e pensando em algo, com seu sorriso enigmático.

A) De que modo os elementos presentes no quadro, principalmente a paisagem, contribuem para que a atenção de quem o observa seja direcionada para a figura da Mona Lisa?
B) Se olharmos com atenção, veremos que a paisagem do lado esquerdo não se “encaixa” com a do lado direito. Que efeito isso provoca quando olhamos para a Mona Lisa?
C) Que elementos da paisagem ajudam a dar “movimento” ao quadro?
2. Observe, agora, a releitura que o artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat (1960-1988) fez do quadro de Leonardo da Vinci.

A) Que elementos presentes no quadro de Basquiat estabelecem um “diálogo” com o quadro de Da Vinci?
B) Que elementos revelam que o quadro de Basquiat foi pintado numa época diferente daquela em que foi pintada a Mona Lisa?
C) Que interpretações a relação com a imagem original provoca na obra de Basquiat?
D) As informações que você tem a respeito da Mona Lisa de Da Vinci influencia o seu olhar para a Mona Lisa de Basquiat, de que maneira?
3) Considerando as características da obra de Basquiat, que tipo de público, na sua opinião teria interesse por uma obra como essa?
Kommentare