top of page

Língua Portuguesa - Terceiro Ano

  • CEASP
  • 27 de mai. de 2020
  • 6 min de leitura

Colégio Estadual Antonio dos Santos Paim

Disciplina: Língua Portuguesa - Profa. Eliene Silva

Série: 3º Ano


A redação do ENEM


Vamos aproveitar esse período para irmos nos familiarizando com o texto dissertativo-argumentativo, modelo cobrado no ENEM.


A ideia é fazer leituras e análises para que em breve vocês estejam dominando a estrutura básica e as características desse tipo de texto.

Comecemos então com a leitura de uma redação nota 1000 da edição de 2018.

Vejamos a proposta:


PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Redação de FERNANDA CAROLINA SANTOS TERRA DE DEUS

No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantêm seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente seus padrões de consumo e sua autonomia intelectual.

Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao incentivo ao consumo desenfreado, resulta numa sociedade que anseia constantemente por produtos novos e por informações atualizadas. Nesse contexto, possibilita-se a ascensão, no meio virtual, de empresas que se utilizam de algoritmos programados para selecionar o conteúdo a ser exibido aos internautas com base em seu perfil socioeconômico, oferecendo anúncios de produtos e de serviços condizentes com suas recentes pesquisas em sites de busca ou de compras. Verifica-se, portanto, o impacto da mídia virtual na criação de necessidades que fomentam o consumo entre os cidadãos.

Ademais, a influência do meio virtual atinge também o âmbito intelectual. Isso ocorre na medida em que, ao ter acesso apenas ao conteúdo previamente selecionado de acordo com seu perfil na internet, o indivíduo perde contato com pontos de vista que divergem do seu, o que compromete significativamente a construção de seu senso crítico e de sua capacidade de diálogo. Dessa maneira, surge uma massa de internautas alienados e despreocupados em checar a procedência das informações que recebem, o que torna ambiente virtual propício à disseminação das chamadas “fake news”.

Assim, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação, em parceria com a mídia, na educação da população — especialmente dos jovens, público mais atingido pela influência digital — acerca da necessidade do posicionamento crítico quanto ao conteúdo exposto e sugerido na internet. Isso deve ocorrer por meio da promoção de palestras, que, ao serem ministradas em escolas e universidades, orientem os brasileiros no sentido de buscar informação em fontes variadas, possibilitando a construção de senso crítico. Além disso, cabe às entidades em governamentais a elaboração de medidas que minimizem os efeitos das propagandas que visam incentivar o consumismo. Dessa forma, será possível tornar o meio virtual um ambiente mais seguro e democrático para a população brasileira.

Análise:


Primeiro parágrafo: a autora apresenta o tema por meio da comparação do universo apresentado no filme Matriz e o que tem acontecido no mundo real. A tese e os argumentos que serão discutidos ao longo do texto também estão presentes e são facilmente identificáveis.

Tese (opinião da autora): os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia...

Argumentos antecipados: o que influencia negativamente seus padrões de consumo (argumento 1) e sua autonomia intelectual (argumento 2).


Segundo parágrafo: a aluna desenvolve o argumento 1, sobre a questão da mudança nos padrões de consumo. Lá ela faz também uma referência ao conhecido sociólogo Bauman, trazendo o argumento dele para sustentar a sua opinião. Isso dá credibilidade a sua argumentação. Se queremos convencer alguém que o nosso ponto de vista sobre determinado assunto é o mais certo, nada mais eficiente do que citar alguém ou alguma entidade (uma autoridade no assunto) que saiba mais que nós.


Terceiro parágrafo: é onde a autora desenvolve o argumento 2, defendendo que há interferência do meio virtual sobre o intelecto humano.


Quarto parágrafo: temos aqui a apresentação da proposta de intervenção, concreta e coerente com a discussão tecido ao longo do texto. Observem que nesse último parágrafo é possível observar os 5 elementos básicos para que a proposta seja considerada completa:


1: Ação - O que deve ser feito (educar a população sobre a necessidade de ter uma postura crítica em relação os conteúdos sugeridos pela internet)

2: Agente - Quem deve executar a ação ( O Ministério da Educação em parceria com a mídia)

3: Meio/Modo - Como será executada (Por meio de palestras)

4: Efeito - Com que finalidade/objetivo (Construção do sentido crítico)

5: Detalhamento de um dos itens acima (vemos o detalhamento da ação, quando a autora especifica que parte da população mais necessita ser instruída "especialmente dos jovens, público mais atingido pela influência digital".


Elementos coesivos: destaquei na redação, em negrito e rosa, diversos operadores argumentativos, termos que promovem a coesão do texto, ou sejam faz com que as partes do texto se conectem, conversem entre si de maneira lógica, estabelecendo os sentidos corretos. Observem que eles, além de aparecem em vários trechos do texto, são bastante variados.


Esses elementos são essenciais em um texto, por isso, deve-se ter cuidado ao utilizá-los: tenham certeza do que cada um significa ou corre-se o risco de dizer algo diferente do que se quis dizer, de fato.


Vamos exercitar agora. Leiam a proposta de redação do ENEM 2017 e mais uma redação nota 1000. Em seguida, façam uma análise semelhante a que fiz na primeira redação: tentem identificar a tese, os argumentos, elementos que sustentam o desenvolvimento dos argumentos, os 5 elementos da proposta de intervenção e, por último, os elementos coesivos.


Quero tudo copiado no caderno. Após identificarem os elementos coesivos, façam uma lista e pesquisem para que serve cada um. Exemplo: se para indicar causa, consequência, explicação, finalidade, etc.


Proposta de redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. 


Redação de Mariana Camelier Mascarenhas


Na antiga Esparta, crianças com deficiência eram assassinadas, pois não poderiam ser guerreiras, profissão mais valorizada na época. Na contemporaneidade, tal barbárie não ocorre mais, porém há grandes dificuldades para garantir aos deficientes – em especial os surdos – o acesso à educação, devido ao preconceito ainda existente na sociedade e à falta de atenção do Estado à questão.

Inicialmente, um entrave é a mentalidade retrógrada de parte da população, que age como se os deficientes auditivos fossem incapazes de estudar e, posteriormente, exercer uma profissão. De fato, tal atitude se relaciona ao conceito de banalidade do mal , trazido pela socióloga Hannah Arendt: quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada. Um exemplo disso é a discriminação contra os surdos nas escolas e faculdades – seja por olhares maldosos ou pela falta de recursos para garantir seu aprendizado. Nessa situação, o medo do preconceito, que pode ser praticado mesmo pelos educadores, possivelmente leva à desistência do estudo, mantendo o deficiente à margem dos seus direitos – fato que é tão grave e excludente quanto os homicídios praticados em Esparta, apenas mais dissimulado.

Outro desafio enfrentado pelos portadores de deficiência auditiva é a inobservância estatal , uma vez que o governo nem sempre cobra das instituições de ensino a existência de aulas especializadas para esse grupo – ministradas em Libras – além da avaliação do português escrito como segunda língua. De acordo com Habermas, incluir não é só trazer para perto, mas também respeitar e crescer junto com o outro. A frase do filósofo alemão mostra que, enquanto o Estado e a escola não garantirem direitos iguais na educação dos surdos – com respeito por parte dos professores e colegas – tal minoria ainda estará sofrendo práticas discriminatórias.

Destarte, para que as pessoas com deficiência na audição consigam o acesso pleno ao sistema educacional , é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com as instituições de ensino, promova cursos de Libras para os professores, por meio de oficinas de especialização à noite – horário livre para a maioria dos profissionais – de maneira a garantir que as escolas e universidades possam ter turmas para surdos, facilitando o acesso desse grupo ao estudo. Em adição, o Estado deve divulgar propagandas institucionais ratificando a importância do respeito aos deficientes auditivos, com postagens nas redes sociais, para que a discriminação dessa minoria seja reduzida, levando à maior inclusão


APROVEITEM O MOMENTO PARA FAZER LEITURAS DE TEXTOS JORNALÍSTICOS E LITERÁRIOS, ASSISTAM JORNAIS, DOCUMENTÁRIOS E FILMES, OUÇAM BOA MÚSICA. É ISSO QUE VAI ENRIQUECER O REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DE VOCÊS E PODE SER DECISIVO NA HORA DE ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
COMUNICADO IMPORTANTE

Olá estudantes, pais, responsáveis e toda comunidade escolar. Quem vos fala é o professora Mércia, Diretora do Colégio Estadual Antonio...

 
 
 

Comments


(75) 3208-1033

©2020 por Colégio Estadual Antonio dos Santos Paim. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page