Atividade interativa de biologia 4 (todos os alunos)
- CEASP
- 24 de abr. de 2020
- 5 min de leitura
Colégio Estadual Antônio dos Santos Paim
Data: 24/04/2020
Professora Teresa Cristina S. R.
QUARTA ATIVIDADE INTERATIVA DE BIOLOGIA.
Olá meninos:
- Hoje vamos falar do corpo humano, porém de forma curiosa e divertida.
- Precisamos entender o quanto o corpo humano é perfeito e conectado entre si a todo o momento. Essa conexão nos permite perceber sinais que nos indicam algum problema, ou mesmo porque as coisas acontecem em nosso corpo.
- Então o que acham de hoje descobrirmos um pouco mais sobre nosso corpo e fatos curiosos que ocorre com ele?
- Nosso estudo hoje começa falando de algumas reações ou sensações habituais no nosso dia a dia e que muitas vezes não conseguimos entender o porquê acontece, então vamos matar um pouco a nossa curiosidade.
Boa sorte, bom estudo e ótimo trabalho.
Reações do Nosso Corpo
1- Quem nunca teve uma crise de soluço na sua vida? Que tal entendermos o que o soluço é e por qual motivo ocorre?
- O soluço é uma condição geralmente benigna que costuma ser passageira e autolimitada. Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio.
Mas afinal o que causa o soluço???
- O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração. Esse espasmo é acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote e das cordas vocais, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som típico e característico (“hic”).
Bebês estão sujeitos a crises mais frequentes de soluço, uma vez que seu sistema nervoso ainda imaturo não atua adequadamente sobre o diafragma.

2- Tenho certeza que você já brincou com alguém de fazer cócegas, afinal rir é uma das reações mais gostosas que conseguimos ter, mas já se perguntaram por que, quando estamos tristes não usamos esse recurso em nós mesmos? Afinal seria uma boa estratégia para animar um pouco aquele momento triste.

- A resposta está na função evolutiva das cócegas – elas eram um alerta de que animais perigosos passeavam por nosso corpo, nos tempos em que dormíamos e caçávamos no meio do mato. O movimento de uma aranha ou um escorpião sobre nossa pele ativa o córtex sensorial primário, que provoca uma reação em cadeia. Sentimos pânico, e ele se expressa na forma de risadas nervosas e incontroláveis. É por isso que muitas pessoas já começam a rir só com a ameaça de cócegas – o Instituto Karolinska, na Suécia, fez o teste com voluntários e descobriu que, nessas situações, eles ativam a mesma região encefálica.
- Só que é difícil enganar o cérebro: quando tentamos provocar essa reação em nós mesmos, usando nossas mãos ou outros objetos, ele não interpreta como sinal de perigo. O cerebelo, região responsável por coordenar o movimento dos músculos, não cai na pegadinha e desliga o alarme de pânico. Mesmo as pessoas que sentem mais cócegas (elas são mais sensíveis porque têm mais receptores táteis na pele) não conseguem provocar a reação nelas mesma. Nem na sola do pé ou nas axilas, lugares que concentram muitos desses receptores.
3- Quem nunca teve uma câimbra em algum momento, será que essa câimbra tem haver com alguma mensagem do nosso corpo?

- A perna, o braço, a nádega … quando ficamos muito tempo numa posição que comprime os nervos de uma região, eles deixam de transmitir sinais claros ao cérebro, além de a circulação sanguínea ficar prejudicada. Com a falta de oxigênio trazido pelo sangue, às células dos músculos liberam lactato, a mesma substância que dá câimbras. Isso faz com que percamos o controle sobre aquele membro – a medicina chama isso de neuropatia periférica, mais comum em diabéticos e em gente com a doença de Charcot-Marie-Tooth, genética. No limite, 4 horas dessa situação podem causar gangrena. Mas é raro chegar a isso, porque o lactato provoca dor – um pedido químico de socorro dos músculos. Aí o cérebro reage rápido, mudamos de posição, a circulação volta ao normal e a perna, o braço ou a nádega acordam.
4- Qual a reação do nosso corpo ao álcool?
Você já percebeu que ao bebermos cerveja o nosso organismo sente a necessidade de estar constantemente indo ao banheiro fazer xixi? Por qual motivo isso deve acontecer?

Então que tal entendermos um pouco melhor sobre como o álcool age em nosso organismo para depois pensar nessa pergunta?
Então vamos lá.....
- O principal ingrediente das bebidas alcoólicas é a molécula de etanol. Assim que você toma um gole, uma pequena parte dessas moléculas já começa a entrar na corrente sanguínea pela mucosa da boca.
- Pelo esôfago, a bebida chega ao estômago. Até deixar esse órgão só 25% do etanol entrou no sangue. O resto só cai na corrente sanguínea quando a bebida chega ao intestino delgado – órgão cheio de vasos e membranas permeáveis.
- É necessário de 15 a 60 minutos para todas as moléculas de etanol entrar na circulação e se espalharem pelo corpo. Esse tempo depende de fatores como a presença de comida no estômago e a velocidade com que você bebeu.
- Quando cai no sangue, às moléculas de etanol são transportadas para todos os tecidos que têm células com alta concentração de água – órgãos como cérebro, fígado, coração e rins.
- No fígado 90% das moléculas de etanol são metabolizadas – quebradas em partes menores para facilitar sua eliminação. Ele processa por hora o equivalente a uma lata de cerveja. Acima disso, o etanol passa a intoxicar o organismo.
Já em relação à nossa pergunta anterior!
- A cerveja, assim como qualquer outro drink que possua álcool etílico (etanol), afeta o corpo humano de diversas maneiras, tornando mais difícil a comunicação entre neurônios. Mas o álcool, também afeta o sistema endócrino humano, conjunto de glândulas responsável por controlar os hormônios necessários para o metabolismo celular e outras funções vitais do corpo humano.
- Na base do cérebro humano está a hipófise ou glândula pituitária. Ela é responsável pela produção de hormônios antidiuréticos que enviam sinais ao corpo sobre a quantidade de água e sais minerais que devem ser mantidos para que o sistema continue bem hidratado. Como o álcool mexe com o cérebro humano, já possível imaginar a confusão que se cria no organismo.
- Em suma, quanto mais álcool for ingerido, menos efeito do hormônio antidiurético no corpo e, consequentemente, mais líquido indo direto para a bexiga. Lembre-se disso no dia seguinte, porque um dos piores sintomas da ressaca é a desidratação. Sendo assim, volte a beber para amenizar os sintomas, mas apenas bebidas não alcoólicas, como água de coco, refrigerantes e sucos. Fonte: SciShow.
Agora baseado nas informações responda as questões propostas.
1- Sabendo-se que a reação de soluço tá diretamente ligada à respiração, você pode afirmar que prender a respiração por um pequeno período de tempo, seria uma forma de controlar essa reação? Justifique sua resposta.
2- Você conhece alguma pessoa que ao passar por uma situação de medo ou mesmo estresse reage rindo descontroladamente? Baseado na sua leitura sobre cócegas, você já pode tirar alguma conclusão por qual motivo isso ocorre, então tente dar uma explicação para isso.
3- “No limite, 4 horas dessa situação podem causar gangrena. Mas é raro chegar a isso, porque o lactato provoca dor – um pedido químico de socorro dos músculos”. Analisando o trecho do parágrafo a cima, que se refere a câimbra, podemos dizer que a dor é um mecanismo de defesa do corpo? Sim ou não? Justifique sua resposta.
4- Com a leitura sobre a atuação do álcool no nosso organismo, podemos verificar que o álcool acaba por desativar ou diminuir a atuação do hormônio antidiurético, o qual ajuda na absorção de água pelo nosso organismo. Com essa informação explique o porquê urinamos tanto ao beber cerveja e o por qual motivo o álcool desidrata o nosso corpo?
5- Agora chegou a sua vem de pesquisar alguma informação que causa uma reação curiosa no nosso organismo e colocar essa informação aqui.
Ótima semana e se mantenham em casa. Bj
Obs. Informações (pesquisas, imagens e informações retiradas da internet).
Só tô vendo várias atividades e cade a correção? Faz uma live algo do tipo pra corrigir..