Atividade Interativa de Biologia 11
- CEASP
- 24 de jul. de 2020
- 5 min de leitura
Colégio Estadual Antônio dos Santos Paim
Data: 24/07/2020
Professora: Teresa Cristina Souza Rebouças
Atividade Interativa de Biologia 11
Olá alunos!
Hoje vamos falar das diferenças e distúrbios existentes e para isso vamos iniciar com uma pequena reflexão.
Reflexão:
- Toda autêntica vida humana é vida com os outros, é convivência, é compartilhar. E convivência implica respeitar e se alegrar com a diversidade, considerando-a riqueza. É maravilhoso que haja raças, costumes, cultura, religiões, formas de pensar diferentes. A diversidade nos permite enriquecer-nos, adquirir mais humanidade.
- Diferença é expressão inerente ao ser humano, é modo de pensar, de dizer, de trabalhar, de existir e de conviver. A humanidade diferenciada torna-se mais dinâmica. O tesouro da humanidade está precisamente em sua diversidade criadora. A humanidade é profundamente diversificada em seus talentos, valores originais e em sua vitalidade.
- Somos diferentes, mas todos pertencemos com igual direito à “cidadania planetária” e devemos considerar a Terra como a pátria de todos. A ideia de unidade da espécie humana não deve eliminar a ideia de sua diversidade. Todos temos direito a ser singulares, direito a ser diferentes, direito a trazer e receber dos outros. Daí a importância de aprender a ver o melhor de cada pessoa e de cada povo, superando as visões estreitas e fundamentalistas de todo tipo de racismo, xenofobia, desprezo, preconceito, dominação. Saber conviver com as diferenças é sinal de maturidade.
Fonte: https://magisbrasil.com/reflexoesinacianas43-20190612
Atividade interativa de biologia 11
O link a baixo, encaminha para o filme Como estrelas na terra toda criança é especial. Filme esse que fala sobre o respeito as diferenças, sobre distúrbios de aprendizagem, exemplo a dislexia.
Copie o link e cole em uma pagina da internet. Dessa forma você terá acesso ao filme em questão.
Assista com bastante atenção, inclusive aos detalhes, e após assistir ao filme responda as questões propostas.

Fonte: WhatsApp
Roteiro:
A atividade em questão envolve as seguintes aprendizagens para os alunos:
- Respeito à diversidade.
- Inteligências múltiplas.
- Distúrbios de aprendizagem.
- Reconhecimento das diversidades e dos limites.
O filme em questão trata de um distúrbio de aprendizagem bastante comum e que muitas vezes é confundido puramente com a incapacidade de aprendizagem. É importante entendermos e respeitarmos o tempo de aprendizado de cada pessoa e os limites que cada pessoa tem para seu aprendizado.
Dislexia.
“A dislexia é caracterizada por dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras e números e problemas de memorização. O fracasso do desenvolvimento da leitura fluente (capacidade de ler um texto não somente com precisão, mas com rapidez e expressão adequada) também é uma característica do distúrbio que persiste na adolescência e idade adulta. Trata-se de uma condição hereditária, com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico”, explica a neuropsicóloga Márcia Lazzarotto Vizzotto.
Fonte: https://www.vittude.com/blog/dislexia-sintomas-diagnostico-tratamento/
Questões propostas:
1- Um dos atores principais do filme em questão é um menino que apresenta uma grande dificuldade de aprendizado na escola, ao encontrar um professor que diagnosticou seu distúrbio, identificando o motivo de sua dificuldade, esse menino demonstrou avanços no aprendizado, assim como, no comportamento e relação com as outras pessoas.
a- Em sua opinião, como esse distúrbio interferia na sua relação com as outras pessoas?
b- Muitas vezes as pessoas confundem certas dificuldades de aprendizagem com incapacidade intelectual, é importante destacar que todos nós possuímos dificuldades em algum campo de aprendizado e/ou habilidade e que isso não nos faz incapazes. O menino do filme demonstrou grande capacidade em uma área, qual foi ela? Que tipo de retorno pessoal e das outras pessoas esse menino teve ao identificar essa habilidade?
2- Varias pessoas famosas possuíram distúrbios de aprendizado e por esse motivo foram consideradas incapazes por muitas pessoas, até descobrir suas verdadeiras habilidades, entre essas pessoas estão cientistas, atores, etc. Pesquise e cite 2 dessas pessoas, com as habilidades que essas demonstraram ou mesmo sua contribuição para a humanidade.
3- Você conhece alguém que possui algum distúrbio de aprendizado? Se a resposta for sim, como você sabe? Essa pessoa possui um diagnostico medico?
O filme também nos remete ao importante fato de que existem inteligências múltiplas e que todos nós possuímos algum tipo ou mesmo vários tipos de inteligência, nos cabe identificar cada uma delas e investir de forma adequada nessa, assim como, trabalhar as habilidades que não possuímos de forma a conseguir utiliza-las da melhor forma possível

Imagem disponível em: https://hypescience.com/os-9-tipos-de-inteligencia-que-todos-temos/
As 9 inteligências de Gardner
Na década de 80, o psicólogo Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, ou seja, ele entendeu que não existe apenas uma forma de inteligência e sim várias.
Gardner identificou de 9 diferentes tipos capacidades e essas inteligências explicam por que uns são melhores que outros em determinadas áreas.
E você concurseiro já identificou suas principais capacidades? Para ajudar você, nós vamos mostrar a lista completa das 9 inteligências descobertas por Gardner:
Número 1 – Inteligência Linguística
As pessoas que possuem essa inteligência, conseguem organizar suas frases de forma clara e objetiva. Normalmente são pessoas que gostam de ler, escrever, tem boa memória, ótima verbalização e sabem debater. Algumas personalidades dotadas dessa inteligência são Clarisse Lispector, Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana.
Número 2 – Inteligência lógico-matemática
Está presente em pessoas que enxergam com facilidade as projeções geométricas, solucionam com rapidez problemas matemáticos, também, equações da área de informática, química ou física. O cientista Albert Einstein é sem dúvida, um “ícone” quando o assunto é Inteligência Lógico – Matemática.
Número 3 – Inteligência Espacial
Essa é a capacidade de perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir destas ideias iniciais, criar forma equilíbrio e composição. Essa é a inteligência dos arquitetos, artistas plásticos, engenheiros e estrategistas. No Brasil, temos um grande exemplo desta capacidade: o arquiteto, Oscar Niemeyer.
Número 4 – Inteligência Naturalista
É a capacidade de reconhecer e classificar as espécies e organismos, animais, plantas e interagir com eles. Capacidade de entender o funcionamento dos ecossistemas e criar soluções pensando em toda biodiversidade envolvida. É a inteligência envolvida em causas ecológicas, típica dos zoólogos, biólogos e ambientalistas. Um exemplo de personalidade com essa inteligência é o naturalista é Jaques Costeau.
Número 5 – Inteligência Intrapessoal
É caracterizada pela inteligência da auto-estima, do auto-respeito e da auto-aceitação, ou seja, é a maneira como a pessoa se vê e como convive com suas limitações e potencialidades. Aparece em pessoas otimistas, que respeitam seus valores morais e princípios, como filósofos, romancistas e místicos. O líder indiano Mahatma Gandhi demonstrava essa capacidade.
Número 6 – Inteligência Interpessoal
Capacidade de entender as emoções, sentimentos, motivações e desejos das outras pessoas. Associada à empatia, podemos caracterizar em pessoas com sociabilidade, cooperação, capacidade de fazer amigos, comunicabilidade. Essa inteligência é encontrada em psicólogos, professores e políticos. Um exemplo de Inteligência Interpessoal é o pai da psicanálise Sigismund Freud.
Número 7 – Inteligência Musical
Capacidade para discernir sons, de apreciar, compor ou reproduzir música. Sensibilidade para componentes musicais, como o timbre e as texturas. Aparece em compositores, músicos, maestros e cantores. A competência de Mozart demonstra essa inteligência.
Número 8 – Inteligência Corporal-cinestésica
A inteligência Corporal-cinestésica é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo inteiro ou parte do mesmo. Muito aguçada em bailarinos, jogadores de futebol e outros atletas, cirurgiões e artistas de circo. Um dos atletas brasileiros que demonstrava essa inteligência era o jogador Pelé.
Número 9 – Inteligência Existencialista
A mais recente das inteligências propostas implica na consciência de si no universo. É a capacidade de ver o todo, mais que a soma das partes, capacidade de sermos nós próprios e estarmos bem conosco e com o mundo. Inteligência típica de filósofos e religiosos. Um exemplo dessa capacidade é o líder budista Dalai Lama.
https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2017/04/10/as-9-inteligencias-de-gardner/
Questões propostas:
4- Dentro das múltiplas inteligências existentes, em qual dessas, você se identifica?
5- Pesquise e cite aqui uma pessoa que conseguiu ter êxito na vida como profissional na área que você se destaca.
6- Desenvolva uma pequena redação, como o tema respeito às diversidades, destaque nesse texto a sua visão sobre o tema, experiências e opinião pessoais.
Bom estudo, se cuide e fiquem em casa.
댓글