top of page

Atividade Interativa de Biologia 10

  • CEASP
  • 10 de jul. de 2020
  • 4 min de leitura

Colégio Estadual Antônio dos Santos Paim

Data: 10/06/2020

Professora Teresa Cristina S. R.

ATIVIDADE INTERATIVA DE BIOLOGIA 10.

Olá meninos:

- Hoje vamos falar um pouco sobre os perigos que nos rondam e que muitas vezes passam despercebidos por todos nós.

- Muitas são as medicações que tomamos sem a recomendação medica e entre essas medicações estão vários chás de plantas que convivemos no dia a dia.

- Que tal nos informar um pouco mais sobre essas plantas e aprender o quanto essas podem ser benéficas ou mesmo perigosas no uso indiscriminado.

- Então mãos a obra e bom estudo;

Pra começar é bom lembrar que essa semana se comemora o dia nacional da Ciência. Não podemos esquecer que, através da ciência a humanidade alcançou muitos avanços e benefícios, sendo muitos desses cruciais a manutenção da vida como o todo.

Viva a ciência, a tecnologia e a pesquisa!


Fonte: Retirada do WhatsApp


- São através dos cientistas e das pesquisas desenvolvidas por eles que desvendamos mistérios, descobrimos medicamentos, aperfeiçoamos técnicas medicas, etc.

- Boa parte da ciência mundial, hoje em dia, está voltada para a descoberta de uma vacina que possa acabar com a atual pandemia. Baseado nas inúmeras informações e em conhecimentos prévios, responda os questionamentos logo a baixo sobre esse assunto.

1- A qual vacina estou me referindo, ou seja, para combater qual doença na pandemia que estamos vivendo, ela tá sendo criada?

2- Muitas vezes ouvimos falar em Corona vírus, outras vezes escutamos falar co covid 19. Para você os dois significam a mesma coisa? Caso sua resposta seja não, qual a diferença entre um e outro?

3- Varias pessoas comentam que, algumas doenças, só serão controladas com o surgimento de uma vacina específica para ela.

a- Você acha que as vacinas atuam como no organismo, após entrar em contato com o corpo humano?

b- Será que uma vacina é criada com o intuito de matar um vírus? ou será que ela é capaz de acionar mecanismos de defesa para agir em nosso beneficio?

4- Estamos vivenciando momentos muito confusos a respeito de respostas especificas sobre esse novo vírus, sua atuação, combate, funcionamento, etc. Você acha justificável que a ciência nesse momento divulgue tantas informações desencontradas? Se você fosse um cientista como você agiria nesse momento?

São vários os momentos da vida que passamos por problemas de saúde e por acharmos que não são problemas graves, entendemos que podemos nos alto medicar. Precisamos entender que, alta medicação, é um mecanismo muito perigoso e ela vai desde uma medicação comprada em farmácia, até, um chá que fazemos com uma erva que possuímos na nossa lera.



Imagem: Curso de extensão da UEFS

Muitas plantas são utilizadas na alimentação, fabricação de medicamentos e ornamentação. Entretanto, muitas delas, se ingeridas, inaladas ou simplesmente tocadas, podem desencadear desde reações alérgicas a intoxicações mais graves e até mesmo o óbito. É por essa razão que elas são denominadas de plantas tóxicas.

No Brasil, ocorrem cerca de dois mil casos de intoxicação por ano por plantas tóxicas, e há uma prevalência de casos em crianças. Em crianças, as intoxicações acontecem por causa da curiosidade, fome e fácil acesso às plantas – sendo que a maioria dos casos desses acidentes ocorre dentro da própria casa –, entre outros fatores. Em adultos, os casos estão relacionados ao uso dessas plantas para a medicação, como os opiáceos, e na tentativa de abortamento, entre outras utilizações.

Um exemplo é a planta Saia-branca ou beladona (Datura suaveolens L.): Essa planta é muito utilizada como alucinógeno e todas as suas partes são tóxicas. Sua ingestão pode provocar pele seca, dilatação das pupilas, taquicardia, alucinação, entre outros sintomas. Em alguns casos, pode levar à morte.

- Embora seja um costume bastante antigo, o uso de ervas medicinal para tratamento de algumas comodidades simples, vale ressaltar que existem registros de muitos casos de intoxicações causadas por esses medicamentos, o que pode estar associado a vários fatores como dosagem, forma de cultivo, armazenamento, princípios ativos que essas possuem, etc.

- Na literatura, há descrições de casos de hepatite tóxica causados por ervas de uso rotineiro, como aloe vera, boldo, losna, confrei, cava-cava, sene, valeriana, chá verde e outras (J bras gastroent 2010; 10:5). Hepatite tóxica por aloe vera foi descrita nos EUA (Ann Pharmocother 2007; 41: 1740), na Argentina (Gastroenterol Hepatol 2008; 31:436) e na Coréia (Coreano J Med Sci 2010; 25:492). Hepatite por germander, uma erva utilizada para emagrecimento e diminuição da glicemia e do colesterol, foi descrita na França e na Grécia (Eur J Gastroenterol Hepatol 2007; 19: 507). É conhecida a intoxicação hepática por cogumelos tipo amanta plalloides (J Med 2002;176:39). Hepatite fulminante necessitando transplante hepático foi relacionada à ingestão de erva chinesa (Am J Gastroenterol1996; 91: 2647) e cava-cava (British Medical Journal 2001;322:139). As ervas medicinais chinesas são também responsáveis por muitos casos de insuficiência renal. Na Universidade de Bruxelas 43 pacientes com intoxicação pela ingestão desses chás tiveram indicação para transplante renal. Dos 39 transplantados, 18 tinham câncer nos rins e ureteres ocasionados pelas ervas (N Engl J Med 2000; 342: 1686).

- Felizmente no Brasil, em março de 2010, a Anvisa regulamentou o uso de plantas medicinais com fins terapêuticos, estipulando critérios rigorosos para a fabricação e comercialização. A Anvisa também disponibilizou em seu site informações e forma de preparo para cada grupo dessas plantas.

- Só para exemplificar podemos citar uma erva bastante utilizada e que possuem além de seu potencial curativo, a capacidade de prejudicar também.

- O quebra-pedra, muito utilizado para pedra no rim, não pode ser utilizado durante a gravidez, pois possui princípios ativos que atravessam a barreira placentária, podendo provocar aborto; e essas substâncias também podem ser excretadas no leite materno.

5- Agora baseado nas informações obtidas e nas pesquisas que irão realizar, monte um quadro contendo, pelo menos (cinco) plantas que são utilizadas normalmente como medicamento naturais e que podem causar um problema de saúde pelo seu mal uso ou mesmo pelos princípios ativos que possuem. Observação sua tabela deve conter: foto da planta, nome científico, nome popular, para que ela é utilizada pela população e quais os danos que podem causar.

· Boa atividade, ótima semana e se mantenham em casa. Bj


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
COMUNICADO IMPORTANTE

Olá estudantes, pais, responsáveis e toda comunidade escolar. Quem vos fala é o professora Mércia, Diretora do Colégio Estadual Antonio...

 
 
 

Comments


(75) 3208-1033

©2020 por Colégio Estadual Antonio dos Santos Paim. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page