Educação Física - Atividade física e Coronavírus
- CEASP
- 17 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2020
Colégio Estadual Antônio dos Santos Paim
Data: 17/04/2020 Todas as turmas ( 1º e 2º ano)
Prof. Marcio Anunciação Educação Física
Atividade física durante a pandemia de coronavírus

Atividade física é fundamental para a saúde do corpo e da mente neste momento de enfrentamento ao Coronavirus
Por: Maycon Junior Ferreira, Carla Janice Baister Lantieri, José Francisco Saraiva, Kátia De Angelis
A rápida e incontrolável disseminação do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) pelo mundo aliada à sua gravidade fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizasse a situação como pandemia. Diante da orientação para que as pessoas fiquem em casa, é fundamental que sejam incentivadas e posteriormente ampliadas as ações para a adoção-manutenção de uma rotina de vida fisicamente ativa.
O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imune, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral. Além disto, o fato de ficarmos “parados” e muitas vezes nos alimentando inadequadamente favorece o ganho de peso, o aumento da pressão arterial, da glicose (açúcar) e lipídeos (gorduras) no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes, os quais têm sido associados a pior prognóstico em pacientes idosos acometidos pela COVID-19.
As recomendações da OMS para indivíduos saudáveis e assintomáticos são de no mínimo 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes.
Esse tempo de atividade física deve ser acumulado durante os dias da semana, podendo ser dividido de acordo com sua rotina.
É importante esclarecer que a prática de ‘atividade física’ compreende qualquer atividade motora que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso, ao passo que a prática sistematizada, devidamente elaborada e prescrita considerando variáveis de treinamento visando objetivos específicos é denominada ‘exercício físico’.
Dessa forma, enfatizamos que ambas atitudes são de fundamental importância para esse período de isolamento social. Neste sentido, recomenda-se fortemente um estilo de vida fisicamente ativo em ambiente domiciliar durante essa pandemia.
Se exercitar é um excelente “remédio” não só para o corpo, mas também para a mente! Experimente!
1- Com base no texto elabore um diário no caderno das atividades físicas realizadas em casa, de forma individual que tenha um gasto calórico significativo. Conforme as recomendações da Organização mundial de saúde- OMS. ( pular, dançar, saltar)...
2- Relate no diário as sensações do seu corpo e mente antes, durante e depois das atividades físicas (respiração, transpiração e frequência cardíaca).
3- Faça um relato no geral de como seu corpo reagiu as atividades física?
4- No diário deve ter: Nome da atividade, data, duração e atividade em si.
5- Cada relato deve conter 15 linhas
6- Seja criativo!!!
Comments