Atividade Artes - turma 1 ano B (vespertino)
- CEASP
- 31 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Introdução à Arte
O que é Arte?
Arte é uma palavra que se origina do vocábulo latino ars e significa técnica ou habilidade. Podemos dizer que é uma manifestação humana comunicativa muito antiga.
No dicionário do google, temos como definição de Arte:
1.
habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.
2.
conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica.
Definição de arte
A arte possui um caráter estético e está intimamente relacionada com as sensações e emoções dos indivíduos. Como exemplo, podemos citar a pintura, a dança, a música, o cinema, a literatura, a arquitetura, etc.
Vale salientar que a arte tem uma importante função social na medida que expõe características históricas e culturais de determinada sociedade, tornando-se um reflexo da essência humana. Ela existe em todas as culturas e sua definição foi e continua sendo discutida incansavelmente.

O artista brasileiro Paulo Bruscky em performance de 1963, em Recife, caminhou com uma placa que indagava ao público " O que é arte? Pra que serve?"
As definições de arte ao longo da história
Para o filósofo grego Aristóteles a arte era uma imitação da realidade. Esse conceito, mais tarde, foi duramente refutado por diversas correntes artísticas que compreendiam que a arte não era somente baseada na imitação da realidade, e sim, na criação.
Durante a Idade Média havia duas vertentes sobre ela:
· as artes manuais (ou mecânicas)
· as artes liberais(ou intelectuais)
A primeira era considerada inferior à segunda, pois a arte somente era criada a partir do intelecto.
Se pensarmos nessa questão hoje em dia, notamos que ela está mais desenvolvida; no entanto, o trabalho manual ainda é subjugado pelo trabalho intelectual.
Como exemplo, temos o artesão e o artista, os quais compartilham um trabalho mental, ao mesmo tempo que participam da criação artística. Entretanto, o primeiro é, em grande parte, considerado um indivíduo que produz uma “arte menor” em relação ao outro.
Essa analogia da "arte erudita" e da "arte popular" permanece até os dias de hoje, sendo pauta de discussão de muitos estudiosos.
História da Arte – Cronologia
A história da arte é um ramo da ciência que estuda os processos artísticos dentro do contexto em que foram realizados. Assim, com o intuito de facilitar os estudos, a arte está dividida em períodos, a saber:
· Arte Pré-Histórica: período anterior a 3000 a.C., por exemplo, a arte rupestre.
· Arte Antiga: de 3000 a.C. até 1000 a.C., por exemplo a arte egípcia.
· Arte Clássica: de 1000 a.C. a 300 d.C., por exemplo a arte grega e romana.
· Arte Medieval: de 300 a 1350, por exemplo, a arte gótica.
· Arte Moderna: 1350 a 1850, por exemplo, a arte neoclássica.
· Arte Contemporânea: de 1850 aos dias atuais, por exemplo, a arte conceitual.
Cultura Popular
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral.
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
Vale observar que o termo cultura é muito amplo e reúne comportamentos, símbolos e práticas sociais. Trata-se, portanto, de um conjunto de fatores que compõem uma sociedade, como por exemplo, saberes, crenças, costumes e tradições de determinado povo.
Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.
Cultura popular e cultura erudita
O termo “popular” faz oposição ao termo “erudito”. Na cultura popular, as tradições são realizadas pelo povo, que participa de forma orgânica e ativa, sendo, portanto, formadas de maneira espontânea.
Já a cultura erudita, considerada “superior”, é eleita como a mais “culta”. Ou seja, ela é produzida e apreciada por indivíduos que possuem maior poder aquisitivo (elite) e por isso, é mais restrita.
A cultura erudita, diferentemente da cultura popular (que se forma pela convivência das pessoas), é elitizada e demanda estudos.
Ela é associada aos museus, bibliotecas, teatros, centros culturais, apresentações de música erudita e de música clássica, como, por exemplo, as óperas.
Devemos lembrar que nenhuma cultura é superior à outra. Cada uma carrega suas heranças culturais e sociais, que se desenvolvem segundo diversos fatores que envolvem a diversidade cultural.
Cultura popular e cultura de massa
A cultura de massa, também chamada de “cultura pop” corresponde àquela realizada pela indústria cultural e veiculada nos meios de comunicação de massa.
Ambas estão associadas à sociedade contemporânea industrializada, ou seja, à produção industrial capitalista.
Nesse sentido, a arte e a cultura são produzidas de modo “artificial” para atrair as massas, e com o intuito principal de gerar lucro.
Assim, na cultura de massa os produtos culturais e artísticos são mercantilizados, diferentemente do que acontece na cultura popular, que surge da interação do povo e não é imposta pela indústria cultural.
FONTES:
ATIVIDADE

댓글