ARTES - 1 ANO B
- CEASP
- 22 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
O mundo da música é bastante vasto, com vários sons, ritmos, melodias extraídos de uma grande variedade de instrumentos musicais.
Surgidos em várias épocas e locais, são muitos ons instrumentos musicais existentes e muitos deles, não conhecemos.
Vamos ver hoje alguns instrumentos bem diferentes:
Guitarra Pikasso
Harpa laser
Harmônica de vidro
O estadunidense Benjamin Franklin, criador do para-raios e das lentes bifocais, é mais conhecido por seus experimentos com a eletricidade, mas sua invenção favorita foi, na verdade, um instrumento musical. Inspirado pelos sons produzidos ao friccionar dedos molhados nas bordas de taças de vidros (conhecido como copofone), Ben criou em 1761 a harmônica de vidro. O princípio é o mesmo: a harmônica possui uma série de vidros semi-esféricos em um eixo de rotação, afinados de acordo o tamanho de cada taça. Para tocar, basta molhar os dedos e deslizá-los pela superfície. O instrumento fez sucesso: Mozart, Beethoven, Tchaikovsky [vídeo abaixo] e vários outros compositores assinaram composições para a harmônica de vidro.
Teremim
Inventado pelo russo Léon Theremin em 1919, o teremim foi um dos primeiros instrumentos completamente eletrônicos a serem criados. O aparelho consiste de duas antenas de metal que detectam a posição relativa da mão do músico, que controla, sem necessidade de toque, os sons e volume do instrumento. Os movimentos produzem o som fantasmagórico ouvido em faixas clássicas de bandas como Led Zeppelin e, no Brasil, da banda mineira Pato Fu.
FONTE:
Comments